Que a educação é um dos pilares para formar uma sociedade mais avançada e proporcionar uma qualidade de vida melhor para todos, isso é inegável, mas não podemos ignorar que a educação transforma de diversas formas o meio em que vivemos. Ela está diretamente ligada à cultura, por fazer parte do convívio, da construção de indivíduos em formação. Os ambientes que um jovem convive devem estar em harmonia para que, tanto dentro quanto fora, da escola ele encontre o que ele precisa para ter uma formação boa

Mas a falta de investimentos na educação, em projetos, e outros fatores, fazem com que muitos jovens sigam para uma vida em que eles estão acostumados a conviver, principalmente em grandes metrópoles do Brasil.

Alguns problemas estruturais da nossa sociedade favorecem a violência, que vemos crescer cada vez mais, a falta de oportunidades e a desigualdade social proporcionam um desamparo e falta de recursos para essas classes vulneráveis. Algumas iniciativas e projetos que trabalham nessas comunidades e bairros são uma opção para esses jovens desenvolverem atividades que os ajudem na sua construção, onde eles são assistidos e ouvidos, respeitados e exercem funções que os ajudam a dominarem várias áreas.

Esses projetos possuem cunho cultural para que as crianças tenham percepção de senso crítico e de criatividade, e ocupem lugares que elas não têm acesso, como museus, cinemas e teatros. Na reportagem principal do Fazendo Arte você vai encontrar grandes exemplos de um projetos sociais voltados para a cultura, e como eles impactam e mudam a nossa sociedade, dia após dia.

Boa leitura!

Equipe da Agência Etcetera.




0 Comentários